terça-feira, 8 de maio de 2007

Gestão Empresarial - Artigo Científico

GESTÃO EMPRESARIAL


Resumo: Esse artigo visa apresentar na área de gestão empresarial alguns conceitos relacionados ao tema, a necessidade dos sistemas de gestão na empresa, a importância do papel do gestor em suas responsabilidades para o bom relacionamento pessoal que garanta assim o bom desenvolvimento do sistema e procedimentos empresariais.

Palavras – Chave: Gestão, Empresa, Gerência,



Muito se houve falar sobre a gestão das empresas: - "Empresas bem geridas tendem ao sucesso!" ou - "Empresas quebram por falhas de gestão!" D'Ajuz ([19--?]:não paginado). São duas tendências muito observadas em nossa atualidade.


A palavra Gestão, segundo Luft (2001:352) define-se como “ação ou efeito de gerir; gerência; administração”. Vem do latim gerir que significa administrar, gerenciar, coordenar (Informação Verbal)¹. Analisando a significação da palavra gestão podemos fazer uma correlação à palavra administração:
do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública). Wikipédia (2001: não paginado).

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1-Infromação fornecida por Prof.Dirceu Melo na aula de Teoria Geral da Administração I, em Vera Cruz,em março de 2006.
Dessa forma, conforme definição citada acima, podemos confirmar emLuft (2001:40) que administração é a ação ou efeito de administrar; gestão de negócios; pessoal que administra; direção; ato de conferir e ministrar.


Em aprofundamento a definição de administração segundo Travassos (1979:84) destacam-se a de Olivier Sheldan: ” É a função da indústria que se refere a determinação da política empresarial à coordenação das finanças, à produção e distribuição, ao estabelecimento da área da organização ...” Na mesma linha de pensamento Travassos apud Glazer (1979:84) define que:
Administração é a palavra que usamos para exprimir o desempenho de qualquer função que exceda a capacidade de uma só pessoa, começa no momento em que o indivíduo tendo muito o que fazer, arranja quem o ajuda, e atinge o seu completo desenvolvimento nas grandes empresas privadas, ou nas repartições governamentais.

Segundo Chiavenato apud Fayol (1979:80), apresenta a definição do ato de administrar como sendo : prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Prever é organizar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar é dirigir e orientar o pessoal. Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. Controlar é verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Fayol (op. cit p.10)

O termo Gestão passou a significar de forma mais comum a interferência direta dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais. Wikipédia (2001: não paginado). A palavra empresarial tem seu significado ao que está “relativo a empresa ou a empresário”. Luft (2001:267). Sendo assim os termos administração, gestão e empresarial possuem definições semelhantes fazendo com que dessa maneira seus conceitos tornem-se interligados.


Nas empresas uma boa gerência faz uma grande diferença, por isso para Gomes ([19--?]: não paginado) “O bom relacionamento entre gestores e colaboradores é primordial para o bom desenvolvimento das organizações” afirma também que nos atuais modelos de gestão, os líderes tem como responsabilidade a definição das metas metas e o icentivo à equipe por isso não controlam tanto o trabalho; e ainda informa que fazer com que toda a equipe tenha o mesmo objetivo e que cada um entenda sua importância é o maior desafio de um gestor, que assim para ser considerado um bom líder, deve aprender a administrar conflitos, saber escutar, se posicionar no lugar do outro, respeitar a individualidade de cada um, aceitar pontos de vista diferentes e, antes de tudo, zelar e auxiliar o colaborador na busca do seu crescimento. O diálogo se mostra como a ferramenta mais eficaz para que os objetivos da empresa sejam atingidos. Segundo Cordeiro; Ribeiro ([19--?]: 02) o gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condições totalmente diferentes das de antes (passado).


Cordeiro; Ribeiro ([19--?]: 10) afirmam que no passado, bastavam medidas contábeis e financeiras de desempenho, uma vez que ações que geravam bons resultados tendiam a permanecer efetivas com o passar do tempo. Nos tempos de hoje as empresas tem que se adaptarem a um bom sistema de gestão empresarial, conforme menciona Kaplan; Norton(2001:340) :
Hoje muitas organizações estão captando dados sobre operações, sobre transações, e dados sobre clientes e fornecedores no sistema de gestão empresarial ERP¹ (…). Empresas com bom sistema de gestão empresarial tem condições de conectar os BSC² aos bancos de dados transacionais possibilitando a atualização automática e contínua de muitos indicadores de scorecard.

“Atualmente a implantação de indicadores de mensuração estratégica, como o Balanced Scorecard, auxiliam na medição da eficácia da estratégia empresarial”. D'Ajuz ([19--?]: não paginado). A tecnologia disponibiliza sistemas de software que proporcionam às empresas um maior conforto e segurança com relação gestão de uma empresa.


Como bem coloca MCT, FINEP & PADCT apud Peter Drucker (1989) : "A gestão lida com ações e aplicações e é confirmada pelos resultados que obtém: isto faz dela uma tecnologia; mas lida também com pessoas, seus valores, seu crescimento e desenvolvimento e isto a torna uma ciência humana e moral".


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1-ERP - Enterprise Resouces Planning (Planejamento de Recursos Empresariais)
2-BSC - Balanced Scorecard pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho…
Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, (…), baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI ou tecnologia da informação como solução de apoio… Wikipédia (2001: não paginado)

As formas e maneiras de um bom relacionamento entre os gestores e demais colaboradores de uma determinada empresa, torna-se de extrema importância para o bom funcionamento desta empresa.


O gestor na atualidade demonstra um papel de grande responsabilidade principalmente com as relações humanas sabendo agir e pensar como um líder, e tendo que estar apto a lidar com as novas tecnologias disponibilizadas para um bom gerenciamento das empresas. Dessa forma manter o equilíbrio dentro da empresa, a boa liderança, sendo objetivo favorecerá a durabilidade desta empresa.


Referências bibliográficas


CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração, ed revista, São Paulo:
Mc Graw – Hill, 1979. p. 80 – 81


CORDEIRO, José Vicente B. de Mello; RIBEIRO, Renato Vieira. Gestão da Empresa, [20--?].
p 2; 10. Disponível em:< http://www.fae.edu/publicacoes/ colecao_gestao.asp#2>
Acessado em: 11 mar. 2007


D'AJUZ , Maria Cristina Lima. Modelo de Gestão: Diferencial de Competitividade ou
uma Grande Incógnita? Disponível em: < http://www.perspectivas.com.br/art71.htm> Acessado em: 11 mar. 2007


LUFT, Celso Pedro. Minidicionário, 20ª ed, São Paulo: Ática, 2001. p. 40;267;352


GOMES, Nair Dias. Como ser um bom gestor e atingir o ideal da empresa
(Jornal Zero Hora) Disponível em:< http://www.asterh.com.br/ler_artigo. asp?id_artigo
= 379&id_categoria=1> Acessado em: 11 mar. 2007


KAPLAN, Robert S. ; NORTON, David P. Organização Orientada para a Estratégia,
12ª ed. Campus, 2001. p. 340 Disponível em < http://books.google.com.br/ books? >Acessado em: 11 mar.2007


MCT, FINEP & PADCT. Estudo da competitividade da indústria brasileira.
Campinas: UNICAMP, IEI, UFRJ, FDC, FUNCEX, 1993. 59 cadernos.p.3 Disponível em: <> Acessado em: 11 mar. 2007


TRAVASSOS, Aroldo Catavento de Azevedo. Nova Biblioteca de Administração Empresarial, São Paulo: Nova Brasil, 1979. p 84


WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/> Acessado em:
11 mar. 2007

domingo, 6 de maio de 2007

Qualidade de vida ganha destaque nas Organizações

As empresas estão percebendo que para obterem melhores produtividades e competitividade torna-se importante que seus funcionários estejam mais motivados e comprometidos com a qualidade do trabalho realizado e para que isto aconteça é necessário que haja melhores condições de trabalho e de vida para estes funcionários. Sendo assim percebe-se também que o grande capital da empresa é o homem, como afirma Dias da Silva “…para crescer é necessário qualidade excelência no que se faz, o que só é possível quando se leva em conta (…) seus recursos humanos.”

Para algumas empresas, investimentos em programas voltados à satisfação para seus colaboradores possibilita “…a melhoria do vínculo entre empresas e funcionário, além de um aumento na participação das atividade propostas”, segundo Alves. Podemos observar também que outras empresas adotam trabalhos em equipe cada qual com responsabilidades definidas e comprometimento com os resultados, afirma Elida Gibbs. A questão da saúde e bem-estar dos funcionários faz parte das principais preocupações da empresa, afirma Adoaldo Pales. Essas preocupações colaboram com o crescimento individual e coletivo tanto dos colaboradores como dos seus familiares.

Assim como a saúde e o bem-estar na empresa, a harmonia também deve ser predominante, as pessoas devem trabalhar fazendo o que gostam e lutando sempre por seus direitos e deveres. “ Qualidade de vida é trabalhar onde se quer, onde se sente bem …”, afirma Noberto Paschoal.

Nos tempos de hoje, deve-se estar atento as mudanças, os colaboradores precisam cada ver mais investir em capacitações técnicas e se profissionalizar sempre, deve-se estar interado com as mudanças do mundo e buscar sempre ser criativo, pois a estabilidade do emprego hoje não são mais como antigamente.