sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A importância dos sentidos das palavras na Gestão Empresarial

Introdução

A produção textual foi elaborada com base no tema “Os Sentidos das Palavras” abordando seus diversos tópicos a exemplo: Palavras e Idéias; Vocabulário; Polissemia; Denotação e Conotação e etc. demonstrando a importância deste tema na Gestão Empresarial.

Tem o propósito de contribuir aos leitores com a perceptividade da importância da relação entre a linguagem e a administração.
Produção Textual

Em todos os tempos, todas as conquistas que o homem alcançou no decorrer de sua história estão relacionadas de alguma forma com a linguagem. A linguagem existe desde muitos anos atrás e até hoje está presente no cotidiano de cada pessoa tornando-se assim importante e fundamental para a sociedade

Nosso comportamento, nosso hábitos físicos e mentais normais tais como a percepção, a emoção, os sentimentos, a imaginação, a observação são afetados pelos nossos hábitos lingüísticos. Desse ponto de partida podemos observar que quanto mais existe a disponibilização de um vocabulário variável e ativo, mais claro, profundo e exato será o processo mental da reflexão.

Na Gestão de uma empresa somos avaliados constantemente pelas palavras e empregabilidade das mesmas. As palavras por si só são signos que representam um sentido de coisas, assim temos que para uma única palavra podemos ter diversos sentidos e o inverso também é verdadeiro, pois para um sentido também podemos ter diversas palavras. Por isso, para um gestor, o pronunciamento, o sentido das palavras devem ser expressas de forma correta e coerente com a situação vivenciada.

Sabendo-se que as palavras expressam idéias, ações e conceitos, mas podem ser usadas em sentido figurado, com diferentes significados podemos expandir sua importância na área de gestão das empresas quando nos referimos à publicidade desta empresa. A publicidade se faz através de um texto publicitário e este pode ser por meio da linguagem visual que está sempre presente através do uso de imagens (em jornais, revistas e tevês etc.) utiliza-se também da linguagem musical e verbal. Ou seja, nesse segmento da Gestão Empresarial, no campo da publicidade, a linguagem, seja ela oral , escrita, ou através dos símbolos estará sempre empregada. Deve-se saber utilizar as palavras e idéias de forma que se transmitam a mensagem e o objetivo principal da mesma. Daí a importância da polissemia, pois esta possibilita que se tenha, com um pequeno número de palavras, um grande número de significados. Mas favorece riscos, também, como o de ambigüidade e o de imprecisão. Um bom gestor deve estar sempre atento com relação ao contexto pois se este não for suficiente para determinar o significado da palavra, é bem melhor trocá-la por outra de significado mais definido.
Pode-se dizer que toda palavra ou todo signo lingüístico é constituído por um significante (a forma/ cada palavra) e um significado (a idéia, o conceito, um só sentido). Fato esse presenciado no Marketing, pois embora existam empresas que façam suas propagandas estimulando o leitor ao duplo sentido através da palavra, algumas empresas optam em fazer suas propagandas demonstrando a forma e a idéia principal do produto mencionado, em um único sentido.

Mas a Gestão Empresarial não se limita apenas à publicidade e ao marketing, existem vários outros campos interessantes que demonstram a importância do sentido das palavras na Gestão das empresas à exemplo são quando estas empresas fazem seus processos seletivos, por meio da entrevista, por meio de avaliações, redações esta última sempre atenta ao vocabulário utilizado e a ênfase do texto, claro que ter grande conhecimento do vocabulário não implica necessariamente igual domínio da língua por isso a importância das expressões estarem bem contextualizadas.

Quando passamos a lidar com Gestão Empresarial, passamos também a lidar com uma amplitude em vocabulários, idéias e pensamentos. Cada empresa em seu ambiente consegue demonstrar que existe a necessidade dos seus membros participantes incrementarem e adequarem às suas terminologias. Para cada segmento dessa empresa existirá a diversidade do vocabulário que contribui para a boa comunicação entres os setores internos e externos minimizando os conflitos que possam decorrer ao não uso adequado dessas formas lingüísticas.

A informação para ser bem utilizada pela empresa necessita em ser traduzida em uma linguagem de uso comum e adequada para analises e tomada de decisões assim existirá uma democratização para o acesso a informações por todos os interessados de maneira única e universal

Independentemente do tamanho e do setor em que está inserida uma empresa é o reflexo das decisões do seu gestor, e a base de sustentação de um sistema de decisão é a informação e esta se faz através da boa comunicação e boa utilização da linguagem e dos sentidos das palavras.

Considerações Finais

Nos diversos campos da Gestão Empresarial é importante que os gestores sejam eles das diversas área de atuação, estejam atentos ao uso correto da linguagem, as variedades lingüísticas, as palavra e idéias. Que saibam e entendam que as palavras são elos numa cadeia de idéias e intenções e que tem maior representatividade quando melhor expressadas dentro de um contexto.


Referências Bibliográficas

Curso de Lógica na argumentação, Disponível em: <http://br.geocities.com/
direitoaplicado/ cursosextensao/lista.htm> Acessado em 27 nov.2007


Garcia Othon Moacyr; Fundação Getúlio Vargas Comunicação em Prosa Moderna:
aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 22. Ed. Rio de Janeiro: fundação Getúlio Vargas, 2002


Pópulo: O sentido das palavras,Disponível
Acessado em 27 nov.2007


Vestibular1 - O Portal Número 1 em Vestibular, Disponível em:
Acessado em 27 nov.2007

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Desenvolvimento Sustentável

O termo Desenvolvimento Sustentável originou-se do crescimento da consciência da sociedade em relação à crise ambiental decorrente do processo de desenvolvimento.

O que é?

É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Conceitos – Chaves

1- Conceitos de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo que devem receber a máxima prioridade

2- A noção das limitações que o estágio da tecnologia e doa organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender as necessidades presentes e futuras.

O surgimento

Essa definição surgiu na comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Depende de planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Não devemos confundir desenvolvimento com crescimento econômico, pois o crescimento econômico depende do consumo crescente de energia e recursos naturais “Desenvolvimento Insustentável”.

O que busca o desenvolvimento sustentável?

· Um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório;

· Um sistema econômico capaz de gerar excedentes e know-how técnico em bases confiáveis e constantes;

· Um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não-equilibrado;

· Um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento;

· Um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções

· Um sistema internacional que estimule padrões sustentáveis de comercio e financiamento;

· Um sistema administrativo flexível e capaz de auto corrigir-se.

A atividade Econômica, o Meio Ambiente e o bem-estar da sociedade formam o tripé básico na qual se apóia a idéia de desenvolvimento sustentável.

Segundo o Relatório Brundland uma série de medidas devem ser tomadas pelos Estados Nacionais: a) limitação do crescimento populacional; b) garantia de alimentação a longo prazo; c) preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; d) diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias renováveis; e) aumento da produção industrial nos Países não industrializados a base de tecnologias ecologicamente adaptadas. A Nível Internacional: as organizações do desenvolvimento devem adotar a estratégia de desenvolvimento sustentável; proteção dos ecossistemas supranacionais como a Antártica , os oceanos , o espaço ; guerras devem ser banidas ; Implantação de um programa de desenvolvimento sustentável pela ONU.

Para que haja melhorias sócio-ambientais numa região de forma conjunta e harmoniosa é preciso uma integração entre a indústria, comércio e comunidade.

Programa para o desenvolvimento sustentável:

Uso de novos materiais na construção; reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais; aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia como a solar, a eólica e a geotérmica; reciclagem de materiais aproveitáveis; não-desperdício de águas e alimentos; menor uso de produtos químicos prejudiciais á saúde nos processos de produção alimentícia

Referências Bibliográficas

Economiabr.net , Disponível em: Acessado em 02 nov.2007

Economiabr.net , Disponível em: Acessado em 02 nov. 2007

WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/desenvolvimento_sustentavel> Acessado em: 02 nov. 2007

WWF, Disponível em: <HTTP://www.wwwf org. br/informacoes/ questoes_ambientais /_ desenvolvimento _sustentavel/index.cfm> Acessado em 02 nov. 2007

domingo, 18 de novembro de 2007

Você tem potencial para ser um bom empresário?

Conheça as características básicas exigidas de quem quer ter sua própria empresa
Fonte - Sebrae
Publicado em 01/03/2002 - 20:57

Fácil é sonhar em ter sua própria empresa, difícil é enfrentar os problemas inerentes a esta opção. Desde 1990 o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - ajuda os brasileiros que pretendem encarar estes desafios. Com a experiência acumulada nestes anos, seus técnicos aprenderam a identificar as características que uma pessoa deve ter antes de se aventurar pelo mundo dos negócios.
1- Assumir riscos - Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, conscientemente.
2- Aproveitar oportunidades - O empreendedor tem que estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negócio que o mercado oferece.

3 - Conhecer o ramo - Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de êxito. Se você já tem experiência no setor, ótimo. Se não tem, busque aprender através de cursos, livros, centros de tecnologia, ou até com outros empresários.

4 - Saber organizar - O empreendedor deve ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.

5 - Tomar decisões - O empreendedor deve ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada. Essa qualidade requer vontade de vencer obstáculos, iniciativa para agir objetivamente, e confiança em si mesmo.

6 - Ser líder - O empreendedor deve saber definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas e produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho em torno do empreendimento.

7 - Ter talento - O empreendedor precisa ter talento e uma certa dose de inconformismo diante das atividades rotineiras para transformar simples idéias em negócios efetivos.

8 - Ser independente - O empreendedor precisa soltar as amarras e, sozinho, determinar seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos, decidir o rumo de sua vida, enfim, ser seu próprio patrão.

9 - Manter o otimismo - O empreendedor nunca deixa de ter a esperança de ver seus projetos realizados, porque é bem informado, conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional.