terça-feira, 20 de novembro de 2007

Desenvolvimento Sustentável

O termo Desenvolvimento Sustentável originou-se do crescimento da consciência da sociedade em relação à crise ambiental decorrente do processo de desenvolvimento.

O que é?

É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Conceitos – Chaves

1- Conceitos de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo que devem receber a máxima prioridade

2- A noção das limitações que o estágio da tecnologia e doa organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender as necessidades presentes e futuras.

O surgimento

Essa definição surgiu na comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Depende de planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Não devemos confundir desenvolvimento com crescimento econômico, pois o crescimento econômico depende do consumo crescente de energia e recursos naturais “Desenvolvimento Insustentável”.

O que busca o desenvolvimento sustentável?

· Um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório;

· Um sistema econômico capaz de gerar excedentes e know-how técnico em bases confiáveis e constantes;

· Um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não-equilibrado;

· Um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento;

· Um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções

· Um sistema internacional que estimule padrões sustentáveis de comercio e financiamento;

· Um sistema administrativo flexível e capaz de auto corrigir-se.

A atividade Econômica, o Meio Ambiente e o bem-estar da sociedade formam o tripé básico na qual se apóia a idéia de desenvolvimento sustentável.

Segundo o Relatório Brundland uma série de medidas devem ser tomadas pelos Estados Nacionais: a) limitação do crescimento populacional; b) garantia de alimentação a longo prazo; c) preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; d) diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias renováveis; e) aumento da produção industrial nos Países não industrializados a base de tecnologias ecologicamente adaptadas. A Nível Internacional: as organizações do desenvolvimento devem adotar a estratégia de desenvolvimento sustentável; proteção dos ecossistemas supranacionais como a Antártica , os oceanos , o espaço ; guerras devem ser banidas ; Implantação de um programa de desenvolvimento sustentável pela ONU.

Para que haja melhorias sócio-ambientais numa região de forma conjunta e harmoniosa é preciso uma integração entre a indústria, comércio e comunidade.

Programa para o desenvolvimento sustentável:

Uso de novos materiais na construção; reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais; aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia como a solar, a eólica e a geotérmica; reciclagem de materiais aproveitáveis; não-desperdício de águas e alimentos; menor uso de produtos químicos prejudiciais á saúde nos processos de produção alimentícia

Referências Bibliográficas

Economiabr.net , Disponível em: Acessado em 02 nov.2007

Economiabr.net , Disponível em: Acessado em 02 nov. 2007

WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/desenvolvimento_sustentavel> Acessado em: 02 nov. 2007

WWF, Disponível em: <HTTP://www.wwwf org. br/informacoes/ questoes_ambientais /_ desenvolvimento _sustentavel/index.cfm> Acessado em 02 nov. 2007