sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A importância dos sentidos das palavras na Gestão Empresarial

Introdução

A produção textual foi elaborada com base no tema “Os Sentidos das Palavras” abordando seus diversos tópicos a exemplo: Palavras e Idéias; Vocabulário; Polissemia; Denotação e Conotação e etc. demonstrando a importância deste tema na Gestão Empresarial.

Tem o propósito de contribuir aos leitores com a perceptividade da importância da relação entre a linguagem e a administração.
Produção Textual

Em todos os tempos, todas as conquistas que o homem alcançou no decorrer de sua história estão relacionadas de alguma forma com a linguagem. A linguagem existe desde muitos anos atrás e até hoje está presente no cotidiano de cada pessoa tornando-se assim importante e fundamental para a sociedade

Nosso comportamento, nosso hábitos físicos e mentais normais tais como a percepção, a emoção, os sentimentos, a imaginação, a observação são afetados pelos nossos hábitos lingüísticos. Desse ponto de partida podemos observar que quanto mais existe a disponibilização de um vocabulário variável e ativo, mais claro, profundo e exato será o processo mental da reflexão.

Na Gestão de uma empresa somos avaliados constantemente pelas palavras e empregabilidade das mesmas. As palavras por si só são signos que representam um sentido de coisas, assim temos que para uma única palavra podemos ter diversos sentidos e o inverso também é verdadeiro, pois para um sentido também podemos ter diversas palavras. Por isso, para um gestor, o pronunciamento, o sentido das palavras devem ser expressas de forma correta e coerente com a situação vivenciada.

Sabendo-se que as palavras expressam idéias, ações e conceitos, mas podem ser usadas em sentido figurado, com diferentes significados podemos expandir sua importância na área de gestão das empresas quando nos referimos à publicidade desta empresa. A publicidade se faz através de um texto publicitário e este pode ser por meio da linguagem visual que está sempre presente através do uso de imagens (em jornais, revistas e tevês etc.) utiliza-se também da linguagem musical e verbal. Ou seja, nesse segmento da Gestão Empresarial, no campo da publicidade, a linguagem, seja ela oral , escrita, ou através dos símbolos estará sempre empregada. Deve-se saber utilizar as palavras e idéias de forma que se transmitam a mensagem e o objetivo principal da mesma. Daí a importância da polissemia, pois esta possibilita que se tenha, com um pequeno número de palavras, um grande número de significados. Mas favorece riscos, também, como o de ambigüidade e o de imprecisão. Um bom gestor deve estar sempre atento com relação ao contexto pois se este não for suficiente para determinar o significado da palavra, é bem melhor trocá-la por outra de significado mais definido.
Pode-se dizer que toda palavra ou todo signo lingüístico é constituído por um significante (a forma/ cada palavra) e um significado (a idéia, o conceito, um só sentido). Fato esse presenciado no Marketing, pois embora existam empresas que façam suas propagandas estimulando o leitor ao duplo sentido através da palavra, algumas empresas optam em fazer suas propagandas demonstrando a forma e a idéia principal do produto mencionado, em um único sentido.

Mas a Gestão Empresarial não se limita apenas à publicidade e ao marketing, existem vários outros campos interessantes que demonstram a importância do sentido das palavras na Gestão das empresas à exemplo são quando estas empresas fazem seus processos seletivos, por meio da entrevista, por meio de avaliações, redações esta última sempre atenta ao vocabulário utilizado e a ênfase do texto, claro que ter grande conhecimento do vocabulário não implica necessariamente igual domínio da língua por isso a importância das expressões estarem bem contextualizadas.

Quando passamos a lidar com Gestão Empresarial, passamos também a lidar com uma amplitude em vocabulários, idéias e pensamentos. Cada empresa em seu ambiente consegue demonstrar que existe a necessidade dos seus membros participantes incrementarem e adequarem às suas terminologias. Para cada segmento dessa empresa existirá a diversidade do vocabulário que contribui para a boa comunicação entres os setores internos e externos minimizando os conflitos que possam decorrer ao não uso adequado dessas formas lingüísticas.

A informação para ser bem utilizada pela empresa necessita em ser traduzida em uma linguagem de uso comum e adequada para analises e tomada de decisões assim existirá uma democratização para o acesso a informações por todos os interessados de maneira única e universal

Independentemente do tamanho e do setor em que está inserida uma empresa é o reflexo das decisões do seu gestor, e a base de sustentação de um sistema de decisão é a informação e esta se faz através da boa comunicação e boa utilização da linguagem e dos sentidos das palavras.

Considerações Finais

Nos diversos campos da Gestão Empresarial é importante que os gestores sejam eles das diversas área de atuação, estejam atentos ao uso correto da linguagem, as variedades lingüísticas, as palavra e idéias. Que saibam e entendam que as palavras são elos numa cadeia de idéias e intenções e que tem maior representatividade quando melhor expressadas dentro de um contexto.


Referências Bibliográficas

Curso de Lógica na argumentação, Disponível em: <http://br.geocities.com/
direitoaplicado/ cursosextensao/lista.htm> Acessado em 27 nov.2007


Garcia Othon Moacyr; Fundação Getúlio Vargas Comunicação em Prosa Moderna:
aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 22. Ed. Rio de Janeiro: fundação Getúlio Vargas, 2002


Pópulo: O sentido das palavras,Disponível
Acessado em 27 nov.2007


Vestibular1 - O Portal Número 1 em Vestibular, Disponível em:
Acessado em 27 nov.2007