domingo, 18 de novembro de 2007

Você tem potencial para ser um bom empresário?

Conheça as características básicas exigidas de quem quer ter sua própria empresa
Fonte - Sebrae
Publicado em 01/03/2002 - 20:57

Fácil é sonhar em ter sua própria empresa, difícil é enfrentar os problemas inerentes a esta opção. Desde 1990 o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - ajuda os brasileiros que pretendem encarar estes desafios. Com a experiência acumulada nestes anos, seus técnicos aprenderam a identificar as características que uma pessoa deve ter antes de se aventurar pelo mundo dos negócios.
1- Assumir riscos - Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, conscientemente.
2- Aproveitar oportunidades - O empreendedor tem que estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negócio que o mercado oferece.

3 - Conhecer o ramo - Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de êxito. Se você já tem experiência no setor, ótimo. Se não tem, busque aprender através de cursos, livros, centros de tecnologia, ou até com outros empresários.

4 - Saber organizar - O empreendedor deve ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.

5 - Tomar decisões - O empreendedor deve ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada. Essa qualidade requer vontade de vencer obstáculos, iniciativa para agir objetivamente, e confiança em si mesmo.

6 - Ser líder - O empreendedor deve saber definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas e produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho em torno do empreendimento.

7 - Ter talento - O empreendedor precisa ter talento e uma certa dose de inconformismo diante das atividades rotineiras para transformar simples idéias em negócios efetivos.

8 - Ser independente - O empreendedor precisa soltar as amarras e, sozinho, determinar seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos, decidir o rumo de sua vida, enfim, ser seu próprio patrão.

9 - Manter o otimismo - O empreendedor nunca deixa de ter a esperança de ver seus projetos realizados, porque é bem informado, conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional.